cadastre-se

Cadastre seu email e receba novidades

Facebook

Notícias

Nelson Hubner: com a Eletrobras desestatizada, duas ou três grandes usinas poderão impor o preço que quiser no mercado

Especialistas convidados pela oposição afirmam que conta de luz aumentará com venda da Eletrobras

Publicado:19/04/2018

A privatização da Eletrobras vai elevar o preço das tarifas de energia pagas pelos consumidores brasileiros. Essa foi a principal constatação dos especialistas convidados a debater, nesta quarta-feira (18), o projeto de desestatização da empresa energética (PL 9463/18). A audiência foi realizada pela comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta

Leia Mais

Câmara sanciona veto e rejeita negociação coletiva no serviço público

Publicado:16/04/2018

Projeto, anteriormente aprovado por unanimidade nas duas casas legislativas, sofre revés na Câmara dos Deputados após intensas pressões do governo sobre base aliada no Legislativo.

Leia Mais

Diretoria do SINDETRAN-BA

SINDETRAN-BA HOMENAGEIA O SERVIDOR PÚBLICO MENDONÇA PELOS SEUS 50 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS AO DETRAN

Publicado:13/04/2018

A Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia - FETRAB, seguindo o exemplo do Servidor Público MENDONÇA, se estimula ainda mais, pela luta, em defesa dos serviços públicos e seus trabalhadores.

Leia Mais

Participação da Fetrab na assembleia dos fazendários

O Sindsefaz delibera em assembleia

Publicado:09/04/2018

O Sindsefaz delibera mobilização e luta em assembleia ocorrida na manhã da última sexta-feira (6/4), no Bahia Othon (Ondina.

Leia Mais

TRT - Bahia (CTB)

Contribuição sindical não pode ser suspensa pela reforma trabalhista, decide mais um tribunal

Publicado:06/04/2018

Apontando vasta doutrina e jurisprudência, o magistrado Renato Simões asseverou que a contribuição sindical tem previsão constitucional e natureza jurídica de tributo e por isso sua aplicabilidade não poderia ser extinta pela Lei Ordinária 13.467/2017 (Reforma Trabalhista). Pelo contrário, somente lei complementar poderia modificar a sua arrecadação. Ele ressaltou, ainda, a impossibilidade de existência de tributo facultativo, contaminando a constitucionalidade da nova regra

Leia Mais

A tarde

Sindicalistas encerram ato na Lapa e planejam novo protesto na ACM

Publicado:06/04/2018

Ato faz parte das ações que são realizadas na Bahia e outros estados contra o pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Leia Mais

Foto: Janine Moraes

Comissão de Relações Exteriores aprova acordo aduaneiro entre Brasil e China

Publicado:06/04/2018

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (5) um acordo assinado entre Brasil e China para assistência mútua administrativa em matéria aduaneira (PDS 18/2018). A análise deste acordo segue agora ao Plenário do Senado.

Leia Mais

Arquivo: BNews

Oito secretários deixam o governo Rui para disputar eleição em outubro

Publicado:06/04/2018

Oito secretários estaduais deixaram o governo Rui Costa para disputar cargo eletivo nas eleições de outubro. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (6).

Leia Mais

Relator do projeto Paulo Paim citou informações da Sociedade Brasileira de Pediatria: os bebês que ficam seis meses ao lado da mãe têm reduzidas as chances de contrair pneumonia e de desenvolver anemia Pedro França/Agência Senado

Comissão do Senado aprova ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias

Publicado:05/04/2018

As trabalhadoras da iniciativa privada podem ter direito à licença-maternidade de 180 dias. A proposta (PLS 72/2017) da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), aprovada nesta quarta-feira (04) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) altera a CLT e amplia o prazo da licença-maternidade de 120 para 180 dias. O texto permite que o pai trabalhador seja dispensado do serviço para acompanhar a mãe em pelo menos duas consultas e exames médicos. O relator, senador Paulo Paim, (PT-RS), argumenta que a iniciativa vai garantir uma maior proteção à saúde e à integridade da mulher e da criança, além de permitir um maior convívio entre mãe e filho nos primeiros meses de vida, durante o período de amamentação. A reportagem é de George Cardim, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais detalhes.

Leia Mais

Planserv

“Diálogos sobre o Planserv”

Publicado:04/04/2018

O evento “Diálogos sobre o Planserv” promovida pelo o Fórum dos Técnicos (UNEB, UEFS,UESC, E UESB), aconteceu na tarde de terça-feira (27), no Teatro da Uneb, Campus I. Com o objetivo de esclarecer o que de fato vem ocorrendo com o plano, o Fórum convidou a coordenadora geral do Planserv, Cristina Teixeira Cardoso para um bate papo com os servidores públicos e sindicalistas, a fim de apresentar as mudanças que estão sendo feitas para melhorar e qualificar o atendimento aos 511.745 mil beneficiários atendidos entre capital e no interior.

Leia Mais

Imposto Sindical

Imposto sindical poderá ser cobrado se categoria aprovar

Publicado:02/04/2018

A volta do imposto sindical recebeu nesta segunda-feira, o aval da Secretaria de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho, para que seja debitado do trabalhador desde que aprovado pela assembleia. A contribuição havia se tornado facultativa na reforma trabalhista, que entrou em vigor dia 11 de novembro do ano passado. A nota técnica nº 2/2018, assinada pelo secretário Carlos Cavalcante Lacerda, devolve aos sindicatos direito de cobrar o valor dos trabalhadores de uma categoria e levantou o debate sobre um possível acordo entre o governo e os sindicatos.

Leia Mais

Palestra “A INVENÇÃO DE UM NOVO BRASIL”, com professor Fernando Alcoforado

Fetrab e Afpeb promovem ciclo de debates

Publicado:19/03/2018

Fetrab e Afpeb promovem a palestra “A INVENÇÃO DE UM NOVO BRASIL”, com professor Fernando Alcoforado, amanhã (21/03), às 14h, no auditório da Afpeb.

Leia Mais

Marielle presente!

De quem é a culpa?

Publicado:15/03/2018

O brutal assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL-RJ) na noite de quarta-feira (14) causou uma comoção mundial e profunda revolta e indignação nas forças democráticas e progressistas.

Leia Mais

Sindsefaz promove mesas temáticas no FSM2018 Fórum Social mundial Salvador 2018

Sindsefaz promove mesas temáticas no FSM2018

Publicado:13/03/2018

Sindsefaz, com apoio da Fetrab, promove mesas temáticas no FSM2018 Fórum Social mundial Salvador 2018, na Ufba, com temas: 1- Dívida Ativa e o impacto nas políticas públicas dos estados, no Distrito Federal e nos direitos da cidadania; 2-Reforma Tributária e Justiça Fiscal.

Leia Mais

CSPB e Fetrab no Fórum Social mundial Salvador 2018

CSPB e Fetrab no Fórum Social mundial Salvador 2018

Publicado:13/03/2018

A Confederação dos Servidores Públicos da Brasil, com apoio da Fetrab e suas entidades filiadas, realiza mesas sobre "O mundo do Trabalho" no Fórum Social mundial Salvador 2018.

Leia Mais

Fórum Social Mundial começa nesta terça em Salvador

Fórum Social Mundial começa nesta terça em Salvador

Publicado:12/03/2018

Com o tema central “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência”, e o slogan “Resistir é criar, resistir é transformar”, o Fórum Social Mundial (FSM) deve ser um evento de resistência contra os retrocessos e os ataques à democracia no Brasil. Criado em 2001, em Porto Alegre, o FSM 2018 será realizado entre terça (13) e sábado (17), em Salvador.

Leia Mais

Sinpojud convida servidores para programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Publicado:06/03/2018

O Sinpojud, através da Diretoria de Assuntos Sociais da entidade, preparou uma programação especial para as filiadas do sindicato em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Leia Mais

Categoria mobilizada tem pauta Atendida

Categoria mobilizada tem pauta Atendida

Publicado:01/03/2018

Categoria mobilizada tem pauta Atendida fev 28, 2018sindpocorgDESTAQUE0Like pagamento Nesta semana o Governador Rui Costa anunciou na imprensa que irá efetuar o pagamento da GAPJ aos policiais civis. Nós do SINDPOC comemoramos a notícia pois representa o resultado das diversas manifestações que foram realizadas pelo sindicato durante as agendas do governador Rui Costa no interior da Bahia e em Salvador. O Governo atendeu parte da pauta devido aos nossos inúmeros protestos. Entretanto, devemos lembrar que o Governo não concedeu o direito de migrar para a GAPJ4 em 2017.Portanto, os policiais nomeados no último concurso público, estão em situação de prejuízo porque deveriam ter sido promovidos este ano para a GAPJ5. Orientamos os servidores para que procurem o SINDPOC para ingressarmos com ações judiciais individuais com o objetivo de cobrarmos o retroativo referente à GAPJ4. ASCOM SINDPOC GAPJ mobilizada

Leia Mais

Saúde no Cabula: região tem 24 unidades de atendimento e mais três em construção

Saúde no Cabula: região tem 24 unidades de atendimento e mais três em construção

Publicado:21/02/2018

Saúde no Cabula: região tem 24 unidades de atendimento e mais três em construção Bairro conta com ampla rede de atendimento pública e privada e possui um dos maiores hospitais públicos do país, o Roberto Santos A facilidade de acesso a serviços básicos como saúde é um dos diferenciais para os moradores do Cabula. Além de contar com uma ampla rede de atendimento pública e privada, o bairro possui um dos maiores hospitais públicos do país, o Roberto Santos. A população local ainda dispõe de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), de dezenas de clínicas e laboratórios. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) é o maior hospital público da Bahia e também do Norte e Nordeste do país. Realiza atendimentos de alta complexidade, sendo referência nos serviços de emergência, hemorragia digestiva, nefrologia, pediatria, clínica médica, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia pediátrica e neonatal, cirurgia vascular e maternidade de alto risco, entre outras especialidades. Ao todo, são 640 leitos de internação para especialidades como neurocirurgia, nefrologia, traumatismo raquimedular, traumato-ortopedia, Aids, gestação de alto risco e gastroenterologia. Além desses, a unidade possui 59 leitos de UTI, sendo 22 adultos, 12 pediátricos e 25 neonatal. Mensalmente, em média, são atendidas mais de 37 mil pessoas, sendo cinco mil na emergência, 25 mil no ambulatório, 6,7 mil em exames de bioimagem, 600 em cirurgias de média e alta complexidade e 220 em partos. Ou seja, são cerca de 450 mil atendimentos por ano. Referência Mesmo localizado no Cabula e servindo à população local, o Roberto Santos é procurado por moradores de todo o estado, uma vez que é referência em procedimentos de alta complexidade e o segundo maior hospital de emergência da Bahia. A instituição é oficialmente um centro de referência em Neurologia e está estruturada para assistência a vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) e para enfermidades decorrentes da Aids. Possui serviço de atenção domiciliar e serviços de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) para o pronto- atendimento. A instituição acolhe, também dentro de sua estrutura, o Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), o Banco de Olhos da Bahia e a Central Estadual de Transplantes. O diretor-geral do Hospital Roberto Santos, José Admirço Lima Filho: novidades para 2018. O diretor-geral, José Admirço Lima Filho, destaca os avanços do complexo hospitalar e confirma que novidades estão por vir em 2018. “Teremos mais 27 leitos de terapia intensiva e está confirmada a implantação do primeiro Hospital Dia público de Salvador, no qual os pacientes fazem cirurgias e saem no mesmo dia. A previsão é de que sejam feitas nessa unidade cerca de 900 cirurgias por dia”, informou. Recentemente, o HGRS ganhou 43 novos leitos de UTI neonatal e semi-intensiva pediátrica. A unidade conta com um grupo de cirurgia pediátrica 24 horas e a colaboração de profissionais de diversas especialidades em neonatologia, além de exames de imagem como os de ultrassom e ecocardiografia na beira do leito. “Tive o meu bebê, fiquei na enfermaria e ele foi transferido para a unidade semi-intensiva porque teve icterícia. O médico deu suporte e hoje estou feliz”, disse Eliana Fiuza, mãe de João Pedro, atualmente com 2 anos, e residente na região. UPA Os moradores do bairro também contam com uma Unidade de Pronto Atendimento. A UPA 24H Cabula tem capacidade para atender 11 mil pacientes por mês. Realiza procedimentos de média e alta complexidade. São cerca de 350 pessoas atendidas por dia nos seis consultórios médicos, 26 leitos, além das salas específicas para raio-x, aplicação de medicamentos e laboratório de análises clínicas. Já o Ambulatório de Especialidades tem capacidade para realizar 30 mil consultas, além de quatro mil exames e pequenos procedimentos por mês. Unidade de Saúde da Família da rede municipal Ampla rede O Distrito Sanitário Cabula/ Beiru conta com uma rede de 24 unidades de atendimento e mais três em construção, incluindo Centros de Saúde (CS), Saúde da Família (USF), Pronto Atendimento (PA), Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). De acordo com a coordenadora, Lorena Sena, o Distrito engloba uma população de mais de 423 mil habitantes, incluindo o Cabula e bairros como Pernambués, Tancredo Neves, Narandiba, Sussuarana, entre outros. 450 mil É o número médio de atendimentos realizados anualmente pelo Hospital Roberto Santos Segundo a coordenadora distrital, nessas unidades, a rede municipal garante serviços de saúde como enfermagem, controle da diabetes, nebulização, nutrição, vacinação, saúde bucal, saúde da criança e do adolescente, saúde da mulher, além de especializados como endocrinologia, pneumologia, gastroenterologia que são encaminhados pelo médico clínico através do sistema VIDA. Há ainda uma rede conveniada, para consulta médicas e exames diagnósticos. As consultas podem ser feitas nas unidades do SOT- Serviços de Ortopedia e Traumatologia, ECO Cabula e COB Estrada das Barreiras. Já os exames podem ser realizados em clínicas como a Bioexames, na Rua Direta do Beiru; no Laboratório Multianálise - Cabula; no Instituto Saúde Salvador – IESS – Cabula; e na Echo-Med – Pernambués. No bairro também está localizado o Hospital Juliano Moreira. O centro psiquiátrico e de saúde mental é referência na assistência, na atenção psicossocial e na execução das políticas públicas em Saúde Mental na Bahia e na Região Nordeste. Para os casos em que é necessária a internação em regime integral, classificada como de média complexidade, há uma disposição de 122 leitos ativos. Fonte: Correio da Bahia

Leia Mais

Sindsaúde e entidades participam de atos contra a reforma da Previdência e pelo direito à aposentadoria, nesta segunda (19)

Sindsaúde e entidades participam de atos contra a reforma da Previdência e pelo direito à aposentadoria, nesta segunda (19)

Publicado:20/02/2018

Sindsaúde e entidades participam de atos contra a reforma da Previdência e pelo direito à aposentadoria, nesta segunda (19) ctbRepresentantes sindicais de diversas categorias, trabalhadores, movimentos sociais e estudantes voltaram às ruas na manhã desta segunda-feira (19/2) durante o Dia Nacional de Luta, convocado pelas centrais sindicais, em protesto contra o projeto de reforma da Previdência e pelo direito à aposentadoria. O Sindsaúde se uniu às demais entidades na manifestação que aconteceu em frente ao Shopping da Bahia (antigo Iguatemi), que interliga importantes avenidas da capital. O trânsito ficou paralisado das 7h às 9h e os rodoviários também pararam os ônibus na região em apoio ao protesto. Com um mini trio, os manifestantes alertavam à população sobre a política de retirada de direitos do governo Temer e as nefastas medidas neoliberais implementadas no país, que comprometem o futuro e as riquezas da nação. À tarde, um novo ato foi realizado no no Campo da Pólvora, em frente ao Fórum Rui Barbosa. A presidente do Sindsaúde Ivanilda Brito destaca a importância da união das categorias e da população para tentar impedir a votação da reforma da Previdência. “Este é um momento de unir as forças de toda a sociedade para impedir que estas medidas nefastas prejudiquem os trabalhadores com a retirada de direitos”, salientou. Fonte: Sindsaude

Leia Mais

Fetrab convoca: Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência

Fetrab convoca: Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência

Publicado:19/02/2018

Fetrab, Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular convocam Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência.

Leia Mais

Nova diretoria do Sindsaúde para Triênio 2018/2021 toma posse

Nova diretoria do Sindsaúde para Triênio 2018/2021 toma posse

Publicado:02/02/2018

Nova diretoria do Sindsaúde para Triênio 2018/2021 toma posse Emocionada, a presidente empossada Ivanilda Brito reafirmou compromissos com a categoria e disse que a nova gestão será compartilhada com os trabalhadores.

Leia Mais

Em ato histórico, Lula avisa: “esperem, nós vamos voltar”

Em ato histórico, Lula avisa: “esperem, nós vamos voltar”

Publicado:25/01/2018

Em ato histórico, Lula avisa: “esperem, nós vamos voltar” 50 mil na Praça da República, em São Paulo, exigem o direito de votar em Lula para presidente nas eleições deste ano e a restauração da democracia brasileira Escrito por: Tatiana Melim • Publicado em: 24/01/2018 - 22:34 • Última modificação: 24/01/2018 - 22:43 Ricardo Stuckert A luta pela defesa da democracia no Brasil ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (24), depois que os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmaram sentença contra Lula. Milhares de pessoas saíram às ruas do Brasil para protestar. Em São Paulo, o ato reuniu mais de 50 mil pessoas, na Praça da República. Perseguido há mais de 30 anos pela direita conservadora e por setores reacionários da imprensa e do judiciário, Luiz Inácio Lula da Silva se tornou, mais uma vez, o símbolo da luta do povo brasileiro pelo direito de escolher no voto o presidente que quer para o Brasil. Foto: Roberto ParizottiFoto: Roberto ParizottiMistura de indignação pela injusta decisão política proferida pelos juízes do TRF-4 e a disposição para a luta pela retomada da democracia no País e pelo direito de Lula ser candidato eram os sentimentos comuns estampados no semblante de cada homem e cada mulher que tentava achar um espaço para ouvir o ex-presidente Lula no meio da multidão que ocupava a praça. “Não quero que fiquem preocupados com o Lula. Quero que fiquem preocupados com os 210 milhões de brasileiros, sobretudo os trabalhadores que vivem de salário nesse País”, disse o ex-presidente, emocionando todos os presentes. “Eles podem prender o Lula, mas não podem prender um sonho de liberdade, não podem prender as ideias, não podem prender a esperança”, completou, enfatizando que a ideia representada pela figura de Lula já está colocada na cabeça da sociedade brasileira. “Eu não quero disputar com eles pela caneta deles, quero disputar com eles a consciência do povo brasileiro”, disse Lula, desafiando os três juízes do TRF-4 que ratificaram a sentença de Moro que condenou Lula, a provarem que ele é culpado. Se o triplex é meu, ocupem já! “Já avisei o pessoal do Instituto: se dizem que o triplex é meu, ocupem já”, ironizou o ex-presidente, cansado de reafirmar que o apartamento no Guarujá não é seu, mas da construtora OAS, como comprovaram seus advogados e a decisão da juíza Luciana Correa Tôrres de Oliveira, da 2ª Vara de Execução e Títulos do Distrito Federal, que determinou a penhora do apartamento para garantir o pagamento de uma dívida da OAS – verdadeira proprietária - junto aos credores. Lula afirmou que a única coisa que ele não aceita é a mentira em que os desembargadores do TRF-4 se basearam para tomar a decisão nesta quarta-feira. “Eu quero é que peçam desculpas pela quantidade de mentiras que contaram sobre mim nos últimos quatro anos”, exigiu. “Parem de achar que Lula tem de ser condenado. Precisam se preocupar com a consciência de cada brasileiro que começa a ser transformada”, completou, num claro recado aos setores do judiciário que insistem em persegui-lo na intenção de interferir no processo eleitoral deste ano. Para Lula, que não se surpreendeu com o resultado do julgamento, foi feito um pacto entre judiciário e imprensa para destruir o PT. “Não suportavam mais a ascensão social que fizemos no Brasil, não suportavam mais a inclusão escolar, o crédito aos produtores rurais. Era muita gente com carro na rua e, para eles, pobre só merece andar de ônibus”, disse o ex-presidente, levando o público ao delírio. O povo, emocionado e a postos para sair da Praça da República e caminhar sentido à Av. Paulista, vibrou quando Lula mandou um recado à elite brasileira que deu um golpe de Estado no Brasil: “nós vamos voltar. Esperem, nós vamos voltar. E vamos mostrar mais uma vez que o povo pobre não é problema, é solução.” “Enquanto esse coração velho bater e essa cabeça funcionar, a luta vai continuar”, finalizou. Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, quem foi julgado hoje no Brasil foi a justiça brasileira e não Lula. “Eles rasgaram a Constituição de 1988 e impuseram a ditadura da toga. E, de maneira irresponsável, colocaram o Brasil num cenário de convulsão social”, disse. Segundo Vagner, Lula continua sendo o candidato da classe trabalhadora independentemente do julgamento. “Vamos derrubar essa decisão nas ruas e seguir lutando pelos direitos, pela democracia e por eleições efetivamente limpas, com Lula candidato. Não sairemos das ruas.” TAGs Relacionadas: 50 mil na Praça da República julgamento Lula Lula é inocente Lula na Praça da República TRF-4 Tribunal Regional Federal da 4ª região triplex no Guarujá Fonte: CUT

Leia Mais

Sinpojud assina convênio com o SESC capital e interior

Sinpojud assina convênio com o SESC capital e interior

Publicado:22/01/2018

Sinpojud assina convênio com o SESC capital e interior • Publicado: 18 Jan 2018 Visando proporcionar maior integração e lazer aos seus filiados, da capital e do interior, o Sinpojud assinou convênio com o SESC/BA – Serviço Social do Comércio Administração Regional no Estado da Bahia. Na capital, o convênio abrange os SESCs de Piatã e Aquidabã. Já no interior, o Grande Hotel SESC Itaparica, Sesc Feira de Santana, Sesc Vitória da Conquista e Sesc Santo Antônio de Jesus. Dentre os programas e atividades oferecidos estão, atividades de lazer, hospedagem (verificar disponibilidade), Day use (verificar disponibilidade na unidade Grande Hotel Sesc Itaparica), além de passeios e excussões. Os horários e dias de acesso ao SESC de Piatã é diariamente, mediante reserva e o Grande Hotel SESC Itaparica a hospedagem funciona diariamente com atendimento 24 horas, já o Day use funciona das 10h às 18h. Terão direito de usufruir aos convênios, os filiados e seus respectivos dependentes. informações sobre como associar-se ligue para (71) 2109 3042/ 3034 ou atraves do email gleide@sinpojud.org.br Foto ilustração: SESC Piatã Fonte: Sinpojud

Leia Mais

Sindsaúde-Ba cobra o fim do arrocho salarial na tradicional Lavagem do Bonfim

Sindsaúde-Ba cobra o fim do arrocho salarial na tradicional Lavagem do Bonfim

Publicado:16/01/2018

Sindsaúde-Ba cobra o fim do arrocho salarial na tradicional Lavagem do Bonfim Fotos: João Ubaldo Como ocorre todos os anos, o Sindsaúde-Ba, os servidores da Saúde e o conjunto do funcionalismo público estadual, iniciaram a Campanha Salarial 2018 no tradicional Cortejo da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (11). Com fé e com luta, as entidades tomaram as ruas da Cidade Baixa , percorrendo os oito quilômetros da festa entre a Igreja da Conceição da Praia e a Colina Sagrada, para levar a luta pela valorização profissional e as principais reivindicações das categorias. Organizadas pela Federação dos Funcionários Públicos do Estado (Fetrab), os trabalhadores da Saúde e demais categorias levaram o slogan “BOM 2018 só com o FIM do arrocho”, para denunciar o descaso e a indiferença do governador Rui Costa que desrespeitou mais uma vez a data base dos servidores públicos, em 1º de janeiro, acumulando três anos de perdas salariais. site1Antes de iniciar o cortejo, a Fetrab entregou ao governador Rui Costa, na escadaria da Igreja da Conceição da Praia, a pauta geral dos servidores públicos, que inclui a reposição salarial, pagamento da URV, melhorias das condições de trabalho, aumento do ticket alimentação, dentre outras reivindicações. Para a direção do Sindsaúde-Ba, a Lavagem do Bonfim é uma oportunidade para que os trabalhadores levem às ruas as principais reivindicações da categoria, como a defesa do SUS, o cumprimento das decisões judiciais por parte do governo, não à privatização da saúde e valorização profissional. Fonte: Sindsaudeba

Leia Mais

Todos ao Bonfim, iniciar 2018 com luta contra o arrocho e o descaso na Sefaz

Todos ao Bonfim, iniciar 2018 com luta contra o arrocho e o descaso na Sefaz

Publicado:11/01/2018

Boletim 1644 - Salvador, 02 de janeiro de 2018 Como acontece todos os anos, os fazendários vão ao Cortejo do Bonfim em 2018, levando suas bandeiras e reivindicações, aproveitando o espaço político que o cortejo permite para pressionar o governo e sua base parlamentar a negociar com a categoria, além de denunciar o descaso do Gabinete da Sefaz com o futuro da Secretaria e com seus servidores. Já se vão cinco anos de arrocho salarial e três de congelamento, o que achatou a remuneração dos servidores estaduais. Na Sefaz, uma única reivindicação constante na pauta da categoria foi atendida ou negociada pelo Gabinete durante esta gestão, que se limitou a apenas encaminhar – e com atraso – as promoções que estão previstas na Lei. Nem as decisões judiciais estão sendo cumpridas, a exemplo da CET atividade interna. Em 2017, os fazendários realizaram protestos e paralisações. Mas parece que foi pouco. Por este motivo, no final do ano, o Conselho Sindical se reuniu e decidiu ampliar as ações, convocando uma assembleia para o dia 29 de janeiro, de forma a preparar um novo calendário de lutas. Porém, já na quinta (11), vamos ao Bonfim. O Sindsefaz está produzindo materiais (faixas, camisas etc) para fazer nosso protesto durante o cortejo. Pedimos a nossos ativistas e militantes que confirmem a sua participação junto à diretoria da entidade (3617-8577), para que possamos mobilizar a estrutura (transporte, camisas, alimentação e outros). A saída será do Comércio, em ponto ainda a ser divulgado. A luta continua. Vamos fazer uma forte manifestação. Sindsefaz

Leia Mais

Ivanilda Brito é a nova presidente do Sindsaúde-Ba

Ivanilda Brito é a nova presidente do Sindsaúde-Ba

Publicado:19/12/2017

Ivanilda Brito é a nova presidente do Sindsaúde-Ba “Vamos fazer uma gestão compartilhada”, anunciou no discurso após a eleição Fotos: João Ubaldo A técnica em enfermagem Ivanilda Brito, atual 1ª tesoureira do Sindsaúde-Ba, foi eleita, no encerramento do X Congresso dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia, a nova presidente da entidade para o triênio 2018/2020, tendo como vice-presidente a nutricionista Tereza Deiró. No primeiro pronunciamento após a eleição, emocionada, ela se comprometeu a dar continuidade à história de lutas da entidade e transformá-la para aproximar ainda mais da base. O projeto da nova diretoria, anunciado por Ivanilda, inclui a implantação do Conselho de Representantes para ouvir as bases, a Comissão de Assédio Moral, o Sindsaúde Itinerante para levar a estrutura do sindicato ao interior do estado, trabalhar com formação para a diretoria e a base, criar o Dia D e o Departamento de RH e ampliar a comunicação com os associados. “Vamos fazer uma gestão compartilhada”, prometeu. O momento de crise política que o país atravessa, por conta do golpe contra a democracia, segundo Ivanilda, aumenta sua responsabilidade, assim como de toda a diretoria da entidade, pois os desafios são cada vez maiores para enfrentar a onda de retrocesso nos direitos trabalhistas. “Temos que botar o bloco na rua para denunciar e tentar barrar as mazelas das reformas Trabalhista e da Previdência”, frisou. O atual presidente, Sílvio Roberto dos Anjos e Silva, eleito para o cargo de representante junto à Federação, ressaltou que, como se já não fosse grave ter que lutar contra um governo golpista em nível nacional, os trabalhadores baianos ainda têm que se desgastar lutando contra uma política perversa implantada pelo governo estadual, que fecha o diálogo com as representações sindicais. Ele, que se intitulou “sócio-fundador” do Sindsaúde e parabenizou Ivanilda e toda a nova diretoria. A vereadora Aladilce Souza, diretora de Imprensa do Sindsaúde e reeleita para a mesma função, também fez uma saudação no encerramento do Congresso, declarando: “A nossa utopia é ter um futuro de liberdade e vida dignas”. A chapa única Lutar para Avançar na Luta foi eleita com 167 votos válidos, do total de 179 votos. A diretoria: PRESIDENTE – IVANILDA SOUZA DE BRITO VICE-PRESIDENTE – TEREZA CRISTINA B JESUS DEIRÓ SECRETÁRIA GERAL – INALBA CRISTINA SILVA FONTENELLE 1ª SECRETÁRIA – MARIA CELESTE DO ROSÁRIO TESOUREIRO GERAL – DIJALMA BASTOS ROSSI 1ª TESOUREIRA – SANDRA CARDOSO DE CARVALHO ADM E PATRIMÔNIO – MARIA LEONOR SALES CARVALHO DIR. IMPRENSA – MARIA ALADILCE DE SOUZA DIR FORM REL INTER SINDICAL – JOSÉ UBIRATAN SILVA DIR ASSUNTO JURÍDICO – LAURINDA LULA MACHADO DIR SAÚDE DO TRABALHADOR – MARIA LUIZA CEDRAZ DIR ASSUNTO DA MULHER – MARIA SOLEMAR RODRIGUES DIR CULTURA E SOCIAL – EDSON SANTOS LEITE SUPLENTE DA DIRETORIA – ORLANDO SOUZA DO LAGO SUPLENTE DA DIRETORIA – JÚLIO CÉSAR DE ARAÚJO SUPLENTE DA DIRETORIA – FRANCISCO DOS SANTOS SANTANA DIRETORIA DO INTERIOR I – ELZA CAROLINE S. OLIVEIRA – JEQUIÉ DIRETORIA DO INTERIOR II – REGINALDO RIBEIIRO DE OLIVEIRA – FEIRA DE SANTANA DIRETORIA DO INTERIOR III – OTACÍLIO ALVES DA SILVA FILHO – BARREIRAS DIRETORIA DO INTERIOR IV – DIALA SILVA DE MAGALHÃES – ILHÉUS DIRETORIA DO INTERIOR V – DARIO DE CASSIUS DE OLIVEIRA SOUSA – V. CONQUISTA CONS. FISCAL – TITULAR – NATALÍCIA DA SILVA SANTOS CONS. FISCAL – TITULAR – MARIA DA CONCEIÇÃO DE MESQUITA SOUZA CONS. FISCAL – TITULAR – MARCELO MOREIRA DA SILVA – ITABERABA CONSELHO FISCAL SUPLENTE – IZABEL IDALINA SANTOS DA LUZ CONSELHO FISCAL SUPLENTE – LAURA ALMEIDA DAS NEVES CONSELHO FISCAL SUPLENTE – NOÊMIA DA CRUZ FIGUEIREDO DELEGADO À FEDERAÇÃO (TITULAR) – SÍLVIO ROBERTO DOS ANJOS E SILVA DELEGADO À FEDERAÇÃO (SUPLENTE) – JORGE DA SILVA Fonte: Sindsaude

Leia Mais

A Fetrab orienta os sindicatos filiados a permanecerem em luta no dia 5/12

A Fetrab orienta os sindicatos filiados a permanecerem em luta no dia 5/12

Publicado:02/12/2017

A Fetrab, conforme orientação das Centrais Sindicais, orienta os sindicatos filiados a permanecerem em luta no dia 5 de dezembro e realizarem protestos e manifestações contra a proposta de reforma do governo Temer, que retira o direito de aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras.

Leia Mais

Todos os direitos reservados à FETRAB