cadastre-se

Cadastre seu email e receba novidades

Facebook

Notícias

Maria José (Zezé), Marinalva Nunes e Flávio Abreu participam de sessão solene no Senado Federal: homenagem aos 57 anos da CSPB

Fetrab participa de agenda da CSPB

Publicado:07/08/2015

Delegação da Fetrab participa da Reunião da Diretoria e do Conselho de Representantes da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) e também da homenagem pelos 57 anos da entidade no senado Federal.

Leia Mais

Delegação da Fetrab no III SEMPEF

Fetrab participa do III SEMPEF

Publicado:28/08/2015

A Fetrab participa do III Seminário sobre Formação em Exercício de Professores (SEMPEF), ocorrido entre 27 e 29 de agosto, na Faculdade de Educação da UFBA.

Leia Mais

Governador, seguindo presidente, rápido gatilho

Governo envia projeto que pode reduzir direitos dos servidores

Publicado:19/08/2015

O Governo da Bahia, rápido no gatilho, enviou à Assembleia Legislativa, sem alarde, o Projeto de Lei nº 21.435/2015, que visa alterar dispositivos do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado da Bahia.

Leia Mais

O representante do PLANSERV Hélio Brito Jr. expõem a respeito da mudança

Entidades do funcionalismo debatem PLANSERV

Publicado:17/08/2015

Na última sexta-feira (14), a FETRAB e a AFPEB reuniram as entidades de representação do funcionalismo estadual para debater sobre o projeto de lei que o governo anuncia enviar para a Assembleia Legislativa, propondo alterações na legislação que rege o PLASERV.

Leia Mais

Posto fiscal da SEFAZ

Governo na contramão do combate à sonegação fiscal

Publicado:17/08/2015

SEFAZ, apesar da baixa arrecadação, toma medidas que precarizam o serviço de fiscalização tributária. Vale lembrar, que uma das razões alegadas para o baixo reajuste linear deste ano foi justamente a baixa no caixa do estado. Saiba mais.

Leia Mais

Foto: Juracy dos Santos | AG. Atarde

Projeto prevê reajuste para 44% dos usuários do Planserv

Publicado:12/08/2015

O Governo do Estado enviará à Assembleia Legislativa da Bahia, nesta semana, um Projeto de Lei que pretende ampliar o atendimento e modificar a tabela de contribuição dos usuários do PLANSERV.

Leia Mais

Em mais uma assembleia disputada servidores decretam fim do movimento paredista

Em movimento vitorioso, servidores da Saúde decretam fim da greve

Publicado:08/08/2015

Após 22 dias de luta e mobilização vitoriosas, os servidores estaduais da Saúde decidiram em assembleia, nesta sexta-feira (7), encerrar a greve da categoria iniciada no dia 17 de julho.

Leia Mais

Movimento grevista mostrou a força da classe trabalhadora

Greve dos professores das Ueba chega ao fim

Publicado:08/08/2015

A greve dos professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), após 86 dias de luta em defesa da educação pública superior e da garantia dos direitos trabalhistas chegou ao fim nesta quinta-feira (06).

Leia Mais

#greve do Judiciário baiano

Servidores do interior e da capital aderem à greve do judiciário

Publicado:06/08/2015

A greve dos servidores do Poder Judiciário da Bahia, deflagrada pela categoria e promovida pelo Sinpojud chega ao 5º dia. Na capital e no interior, apenas estão funcionando serviços essenciais à população, que correspondem a 30% do efetivo.

Leia Mais

Investigação detecta 1.447 servidores com acúmulo ilegal de cargos públicos

Publicado:06/08/2015

Uma ação correcional batizada de Operação Multivínculo, deflagrada pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) para apurar o acúmulo indevido de vínculos trabalhistas de servidores estaduais, identificou 1.447 funcionários acumulando ilegalmente cargos públicos (municipais, estaduais e federais).

Leia Mais

Movimento provoca convoca de mesa de negociação para esta quarta (5), às 14h, na Sesab

Sindsaúde se reúne com secretário Fábio Vilas-Boas

Publicado:05/08/2015

Secretário Fábio Vilas-Boas convocou mesa de negociação para esta quarta (5), às 14h, na Sesab

Leia Mais

#greve do Judiciário baiano

Servidores do judiciário baiano continuam em greve

Publicado:05/08/2015

Os servidores do Poder Judiciário continuam em greve por tempo indeterminado. Na última segunda-feira (03), servidores de todo o estado continuam realizando mobilizações em frente aos fóruns de suas comarcas.

Leia Mais

Centrais em ato na Paulista

Centrais sindicais protestam contra alta dos juros

Publicado:27/07/2015

Centrais sindicais protestam contra alta dos juros nesta terça-feira, 28, em São Paulo.

Leia Mais

Reunidos na quadra de esporte do Sindicato dos Bancários, servidores do Judiciário deflagam greve

Trabalhadores do Judiciário Deflagam Greve

Publicado:25/07/2015

Em Assembleia realizada na manhã de ontem (24), a categoria decidiu entrar em greve por tempo indeterminado. Eles protestam contra o Tribunal de Justiça da Bahia, que não está pagando direitos adquiridos pelos servidores do judiciário baiano.

Leia Mais

Diretorias do Sindpoc, Appm e Aspraças reunidas com o Setps

Policiais lutam pela gratuidade em transporte coletivo

Publicado:22/07/2015

A fim de discutir sobre a decisão judicial do TJ, de cassar a liminar que garantia aos policiais Civis e Militares, mantendo o livre acesso ao sistema de ônibus de Salvador, a diretoria do SINDPOC se reuniu com o diretor do SETPS e com entidades de representação dos PMs.

Leia Mais

Centenas de servidores da Saúde fazem passeata no CAB

Servidores da Saúde fazem passeata no CAB

Publicado:23/07/2015

Liderados pelo SINDSAÚDE, centenas de servidores da Saúde fazem ato e passeata no CAB, na manhã de hoje(23). A atividade faz parte do calendário de mobilização da greve da categoria.

Leia Mais

Mantida greve dos servidores estaduais da Saúde

Mantida greve dos servidores estaduais da Saúde

Publicado:21/07/2015

Por unanimidade, os servidores estaduais da Saúde aprovaram, em assembleia em frente à Secretaria da Saúde, no CAB, na manhã da última segunda-feira (20), a continuidade da greve iniciada na sexta-feira (17).

Leia Mais

#informe_fetrab

Servidores da Saúde em Estado de Greve

Publicado:16/07/2015

Em assembleia geral concorrida, realizada no final da tarde desta segunda (13), os servidores da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, decidiram deflagrar uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 17 de julho (sexta).

Leia Mais

Cartilha: Entendendo a reforma política no Brasil

Entendendo a reforma política no Brasil

Publicado:16/07/2015

As manifestações de junho de 2013 trouxeram à tona o questionamento da representatividade do sistema político e eleitoral brasileiro. No Congresso, o debate caminha a passos lentos. Neste contexto, com a finalidade de discutir o tema e aprofundar o debate na população, o Sindicato dos Engenheiros da Bahia lança a cartilha Entendendo a Reforma Pólítica, de autoria do professor Ubiratan Félix.

Leia Mais

#informe_fetrab

FETRAB participa do cortejo do 2 de julho

Publicado:01/07/2015

As entidades de representação do funcionalismo estadual participam mais uma vez do tradicional cortejo do 2 de julho, data magna de Independência do Brasil na Bahia.

Leia Mais

Vereador declara apoio à luta do SINDPOC

Vereador declara apoio à luta do SINDPOC

Publicado:30/06/2015

Vereador declara apoio à luta do SINDPOC Na manhã desta sexta-feira (26) o policial civil Boaventura, que atualmente é vereador na cidade de Esplanada (há 155 km de Salvador), esteve na sede do SINDPOC para visitar os companheiros e relembrar um pouco soube a sua história de mais de 30 anos de serviço na instituição. Lotado na delegacia de Simões Filho, Boaventura rememorou o longo período de dedicação à função de investigador. “Fico feliz em completar mais de uma década no exercício desta honrada profissão”, disse ele prestes a completar trinta e um anos de trabalho. O policial sempre se destacou no desempenho de suas atividades. Hoje como vereador a situação se repete. Ele foi o segundo mais votado no município. “A convivência com a comunidade originária da cidade facilitou esta aproximação, e é desta forma, com a participação dos munícipes, que conseguimos construir políticas públicas eficientes”, afirmou ao completar que as demandas das pessoas mais humildes sempre o preocuparam. No decorrer de seu mandato Boaventura tem apresentado muitos projetos de cunho social com ênfase na qualificação dos jovens. A ideia é fomentar e incentivar a promoção de cursos preparatórios de aplicação em hotéis e restaurantes da cidade. “É uma oportunidade de oferecer aos jovens uma saída para a sua profissionalização, e desta forma mantê-los afastados da criminalidade, o que é o nosso principal foco”, declarou ao assinalar que só com investimentos em educação, infraestrutura e saúde é possível manter a juventude protegida de más influências. O vereador ainda destacou que através da política é possível contribuir com a categoria na luta por melhorias, pois se em cada cidade houver um representante do segmento da segurança pública muito pode ser feito. “A partir do momento que os fatos passam a ter visibilidade ganhamos o apoio da sociedade e isso consequentemente se reverte em poder político”, disse ao convocar os companheiros a participar do Projeto 100, do SINDPOC, que define uma estratégia política de fortalecimento em todo o Estado. “Com policiais civis em diversas Câmaras Municipais ganhamos força para lutar por nossas demandas”, avaliou ao convidar os colegas a procurar o sindicato, pois ele é o único instrumento de luta dos trabalhadores. “Aqui somos acolhidos como irmãos. Juntos, somos fortes”, concluiu. Durante a visita ele se propôs a ser um agente aglutinador nas lutas da categoria por igualdade salarial entre os cargos da Polícia Civil e ainda colocou seu mandato a disposição. “Agradecemos a visita do colega Boaventura pela sua disposição e empolgação em contribuir com a luta do sindicato”, pontuou o presidente do SINDPOC Marcos Maurício ao parabenizar o colega pelo trabalho como policial e também vereador. ASCOM SINDPOC Texto: Michele Coutinho

Leia Mais

Atividade do Sindsaúde na SESAB

Sindsaúde protesta contra corte de insalubridade

Publicado:17/06/2015

Servidores da Saúde realizaram manifestação em frente à Sesab, nesta terça-feira (16), para protestar contra a ameaça de corte do adicional de insalubridade dos servidores da Saúde por parte do governo do estado.

Leia Mais

48 empresas com débitos de R$ 209,3 mi serão alvo de plantões do Fisco

48 empresas com débitos de R$ 209,3 mi serão alvo de plantões do Fisco

Publicado:17/06/2015

17/06/15 - Sefaz Bahia 48 empresas com débitos de R$ 209,3 mi serão alvo de plantões do Fisco Equipes da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) deflagram nesta quarta-feira (17) operação simultânea, denominada Regime Especial de Fiscalização e Pagamento, junto a 48 empresas sediadas na capital e no interior, por terem deixado de recolher o ICMS, emitir documentos fiscais ou cumprir uma série de outras obrigações por três meses consecutivos ou alternados. Juntas, essas empresas possuem, somados, débitos totais de R$ 209,3 milhões com o Fisco estadual. Esses contribuintes estão sendo enquadrados ainda como devedores contumazes, de acordo com a lei estadual 13.199, de 28 de novembro de 2014, o que respalda a adoção de medidas mais severas de fiscalização pelo Fisco. As empresas envolvidas integram diversos setores da indústria e do comércio atacadista e varejista, localizadas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Guanambi, Seabra e Serrinha. Previsto pela Lei 7.014/96, o procedimento de Regime Especial significa que, até resolverem suas pendências com a Sefaz-Ba, as empresas serão submetidas a cobrança direta do imposto a cada entrada e saída de mercadoria, o que inclui plantões do Fisco nos estabelecimentos e abordagem nos postos fiscais para mercadorias provenientes de outros estados. Regime Especial As regras do Regime Especial de Fiscalização e Pagamento prevêem plantões permanentes nos estabelecimentos, com turnos de 24 horas a depender da circunstância, e ainda a possibilidade de contagem de estoque. Durante os plantões, os fiscais irão conferir o recolhimento dos tributos devidos, a entrada e da saída de mercadorias do estabelecimento e a emissão de documentos fiscais em cada operação ou prestação. As operações baseadas no Regime Especial de Fiscalização e Pagamento não têm prazo para encerramento. Ainda de acordo com o Regime, as mercadorias só podem sair do estabelecimento acompanhadas de Documento de Arrecadação Estadual - DAE, devidamente quitado. O rigor é o mesmo na entrada em território baiano de mercadorias destinadas às empresas envolvidas, detectada pelos postos fiscais: nesses casos, a lei estabelece a cobrança do ICMS devido por antecipação tributária.

Leia Mais

Greve dos servidores penitenciários

Greve dos Penitenciários: SINSPEB

Publicado:03/06/2015

Paralisados desde o último dia 27, os servidores do sistema penitenciário do Estado da Bahia tentam dialogar com o governo para o encaminhamento das reivindicações e consequente suspensão do movimento paredista, mas SEAP não recebe o SINSPEB.

Leia Mais

Trabalhadores se reunem com representantes da Prefeitura de Camaçari

Prossegue a greve dos servidores municipais de Camaçari

Publicado:03/06/2015

Na última segunda-feira (1), a FETRAB participou de uma assembleia dos servidores municipais de Camaçari, convocada pelo sindicato da categoria e de uma reunião com representantes do governo municipal local. Mas o impasse continua.

Leia Mais

Diretoria do SINPOJUD à frente da mobilização

Mobilização reúne trabalhadores em frente ao TJBA

Publicado:02/06/2015

Nesta terça-feira (02), os servidores do judiciário baiano paralisaram suas atividades por 24 horas, no interiro e na capital. Na capital aconteceram mobilizações e protestos com faixas e panfletagem, em frente ao Tribunal de Justiça da Bahia e em frente ao Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré.

Leia Mais

#informe_fetrab

Governo publica convocação de policiais concursados

Publicado:01/06/2015

O Governo da Bahia publicou na última sexta-feira (29) no Diário Oficial do Estado a convocação para o curso de formação na ACADEPOL (Academia da Polícia Civil da Bahia) dos concursados para os cargos de investigador, escrivão e delegado.

Leia Mais

#informe_fetrab

O Estado busca meio bilhão de reais junto a devedores

Publicado:22/04/2015

Em meio à crise em que se encontram as receitas do Estado, por conta da queda na arrecadação do imposto sobre circulação de mercadorias (ICMS), o governo admite erros na sua política de anistia fiscal.

Leia Mais

Representantes de ambas as partes reunidos na SERIN

Campanha salarial: impasse continua

Publicado:16/04/2015

Na tarde ontem (15) se completou a 4ª rodada de negociação com o governo. Os sindicalistas das entidades de representação dos servidores estaduais foram recebidos por representantes da SERIN e SAEB, mas o impasse ainda continua.

Leia Mais

#informe_fetrab

Trabalhadores debatem e se posicionam com relação à campanha salarial 2015

Publicado:14/04/2015

Trabalhadores debatem e se posicionam com relação à campanha salarial 2015

Leia Mais

Todos os direitos reservados à FETRAB